A evolução do aplicatovo OApp.
Desenvolver o primeiro aplicativo da empresa para contato direto com os consumidores, estimular os clientes a realizar a leitura do próprio consumo de água, estimular o consumo consciente de água e adicionar funcionalidades ao App que evitem que seja desinstalado por falta de uso ou necessidade de espaço no aparelho.
A empresa possui o desejo de evoluir o seu primeiro aplicativo para celular, com o intuito de facilitar a vida de seus clientes, atualizar a sua base de dados, implementar uma nova função de auto atendimento para o cliente, gerar uma maior economia de água evitando o desperdício e minimizar a inadimplência. A primeira versão do aplicativo foi desenvolvida internamente pela equipe de T.I., com as funções que a empresa julgava necessárias, porém foi desenvolvido de forma crua e sem nenhuma pesquisa aplicada para o seu desenvolvimento.Com esses objetivos em mente, quatro desafios foram estabelecidos para o projeto:
Aplicando uma variação aperfeiçoada da metodologia de Design Sprint, a imersão e pesquisa teve o seu tempo aumentado de um dia para uma semana, possibilitando assim entender todos os detalhes do negócio, os seus desejos e dificuldades, a visão de cada área sobre o aplicativo e entender como o consumidor se relaciona com a empresa de saneamento. A segunda semana segue contendo as fases de Definição do objetivo, Construção da hipótese, ideação e seleção, construção de protótipo e validação das hipóteses. A última semana fica dedicada para o refinamento das soluções desenvolvidas, com base nos resultados do teste com usuários.
A pesquisa foi desenvolvida em quatro frentes:
Algumas soluções simples foram pensadas para resolver os desafios propostos:
O protótipo foi desenvolvido no Marvel App e em alta fidelidade, sendo utilizado nos teste com usuários e na demonstração do app.
Sinta-se a vontade para entrar em contato, costumo responder bem rápido em dias de semana! :)
me@danielbezerra.net.br