A reconstrução do sistema de vendas das lojas Casas Bahia e Ponto Frio.
A empresa enfrenta problemas sempre que contrata e treina novos vendedores para as suas lojas, investindo em processos seletivos e treinamentos de até duas semanas, e observando uma grande taxa de desistência em um período de um a dois meses após o início nas lojas. Além disso vendedores experientes apresentavam uma significativa queda de rendimento ao serem remanejados de setor. O investimento em seleção e treinamento está se tornando cada vez mais alto enquanto o número de vendedores diminui devido a desistências, aposentadorias e trocas de emprego.
A empresa observou também uma baixa qualidade nas vendas, gerando uma conversão de uma ou duas vendas para cada dez tentativas, existindo inclusive dificuldades na conclusão das vendas ou desistência em vendas em que o cliente ia até a loja com total intenção de realizar a compra.
Para entender o que gerava esses problemas alguns métodos foram adotados, como:
Treinamento
Era considerado suficiente tanto pela equipe quanto pelos vendedores, todos os pontos necessários como cultura, setores, sistema e metodologia de venda eram abordados, ensinados e questionados durante todo o treinamento, entendendo que ficava em falta apenas a vivência em chão de loja.
Clientes
Vendedores
Sistema de vendas
Observando as informações coletadas durante as pesquisas, acreditamos que o treinamento oferecido pela empresa é suficiente para que o colaborador inicie as suas funções em loja, não demonstrando haver um problema a ser melhorado nesse processo.
Levando em consideração o sistema de vendas utilizado, todos os problemas de performance humana e sistêmica convergiam nele, começando pela falta de atualização no período de 26 anos, passando pela necessidade de utilização de códigos para realizar toda e qualquer ação no sistema, e pela falta de material de suporte com os códigos, até a desistência de novos colaboradores por não conseguirem utilizá-lo, não realizarem as vendas desacompanhados e por acabarem perdendo as comissões sempre que precisavam de ajuda para realizar as vendas.
Com todos os levantamentos em mente, chegamos a conclusão de que uma reconstrução e atualização total do sistema de vendas era necessário, aplicando maneiras mais fáceis de navegar, pesquisar, distinguir informações, demonstrar produtos, cadastrar clientes e finalizar a venda. Essa reconstrução deveria considerar novas tecnologias que facilitam a utilização, mas sem acabar com parte da navegação que já era utilizada (pesquisa de produtos e páginas por código, navegação por "Tab" e "Enter", dentre outras...). Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de mais vendas simultâneas e vendas mais rápidas, para que o vendedor pudesse aplicar todo o seu potencial, e a disponibilidade de todas as informações disponíveis, em acessos fáceis, para que a qualidade do serviço pudesse ser sempre a melhor.
Para validar as hipóteses foram feitos quatro dias de testes, com um total de 32 usuários usando dois protótipos de alta fidelidade. O primeiro teste com duração de dois dias e a participação de 16 usuários, mostrou que as hipóteses estavam corretas, mas a execução estava abaixo do desejado, por isso houve uma reformulação seguida de mais dois dias de teste com mais dezesseis usuários. Após estes testes e a análise dos resultados demonstrar sucesso em quinze testes e um sucesso parcial em um teste, foi decidido implementar as melhorias, já que foi obtido um excelente desempenho nos testes, e uma validação das hipóteses.
O protótipo foi desenvolvido em Axure e em alta fidelidade, sendo utilizado nos teste com usuários e na demonstração do sistema.
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